Após dez anos, promotora Silvia Regina Becker Pinto deixa Caxias do Su

14/03/2019

A promotora de justiça Silvia Regina Becker Pinto encerrou nesta sexta-feira (8) sua passagem, que durou 10 anos, pelo Ministério Público de Caxias do Sul.

Dra. Silvia, como ficou conhecida, veio de Novo Hamburgo, e conquistou um espaço importante na defesa da legislação, de vítimas e da Justiça, chegando à posição de 1ª Promotora de Justiça Criminal de Caxias do Sul.

Agora, Silvia Regina foi promovida por merecimento para o cargo de 13ª Promotora de Justiça da Fazenda Pública e dos Juizados Criminal, com atribuição junto a 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Alegre.

Dra. Silvia era Promotora de Justiça, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Caxias do Sul, com atribuições exclusivas perante o Tribunal do Júri, e ainda atuava, como promotora substituta do 4º, 5º e 8º Promotor Criminal de Caxias do Sul, com atribuições, respectivamente, perante o tribunal do júri e o Juizado Especial Criminal (JECRIM), onde se processam os crimes ambientais, e Execuções Criminais. Também foi a coordenadora da Promotoria Criminal de Caxias do Sul entre 2016 e 2018.

Na condição de 1ª Promotora de Justiça Criminal, exercia o Controle Externo da Atividade Policial, entre elas: a 4ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, a Delegacia Regional de Caxias do Sul, o 3º Batalhão Aéreo de Caxias do Sul, Instituto-Geral de Perícias e Instituto de Criminalística, além de ser a promotora designada para atuar no Grupo de Especial Atenção no Combate ao Crime Organizado - GAECO. Também foi promotora de Justiça Eleitoral nos pleitos de 2000/2001 em Sapiranga-RS, 2003/2004 em Novo Hamburgo-RS e 2015/2017 em Caxias do Sul.

Iniciou a trajetória como promotora de justiça em 1998, atuando na cidade de Sapiranga-RS, com jurisdição em matérias cíveis e criminais, e com atribuições extrajudiciais em matéria de improbidade administrativa. Foi promotora de justiça em Novo Hamburgo entre 2002 e 2008, com atribuições em matérias cíveis; na 2ª.Vara de Família e Registros Públicos, ligados a Direção do Foro, além de atuar como substituta na Promotoria de Justiça Especializada de Novo Hamburgo, com atribuições em matérias ambientais, cíveis e criminais.

Como advogada, atuou entre 1989 a 1998, e ainda foi juíza leiga do Juizado Especial Cível em Novo Hamburgo e professora de inglês de 1981 a 1984.

Ela possui formação avançada no Programa de Doutoramento em Direito da Universidade de Lisboa, na área de Ciências Jurídico-Políticas (2008); mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); especialização em Direito Processual Civil na PUC/RS (1991); bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos (1989).

Todo o trabalho desenvolvido em Caxias do Sul, rendeu à promotora Silvia Regina Becker Pinto, o título de Cidadã Caxiense, que será entregue em sessão solene da Câmara de Vereadores, no dia 25 de abril, as 19h.

Foto: Arquivo Pessoal - Texto: Rádio Caxias

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor no Ar

Aldoeny Freitas

Rancho do vale

06:00 - 09:00

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes